Vestir-se com Propósito, com Alma

24/11/2023

Vestir-se com propósito é estar pronta para qualquer situação

Coerência é a palavra de ordem na construção da imagem profissional

Na era da superexposição e em que todos "seguem" todo mundo, cuidar do modo de se vestir é fundamental para a construção de uma imagem e de uma reputação profissional. Para as mulheres, isso é ainda mais sensível: a nossa sociedade, infelizmente, coloca sobre nós uma carga a mais de julgamento. Isso não quer dizer, porém, que precisamos nos submeter aos velhos manuais de etiqueta ou aos modernos gurus digitais.

O fato é que precisamos harmonizar o nosso estilo com os códigos de representação dos ambientes que frequentamos.

Não, não é fácil. Mas é possível e pode ser um exercício muito interessante de autoconhecimento e descoberta de valores e princípios.

Vamos pegar o caso das advogadas, por exemplo, que é bastante emblemático. Frequentadoras de ambientes muito formais, quando não sisudos, elas não precisam abrir mão da feminilidade ou da jovialidade, se assim for a personalidade da profissional. Mas precisam aprender como, dentro do seu estilo, comunicar competência, credibilidade e autoridade.

Isso não tem a ver com o preço da roupa ou dos acessórios. Mas tem a ver com caimento, proporcionalidade e conforto. Mais que isso: a profissional precisa se sentir bem naquela produção. E isso, sim, tem a ver com adequação.

Falamos de uma mulher que precisa estar bem para encarar diferentes situações como atender no seu escritório, ir ao fórum, fazer uma reunião externa com um possível cliente, entre tantas outras situações e circunstâncias. O ideal é que seu figurino diário possa frequentar, ou seja, esteja adequado a esses vários ambientes, porque esta advogada pode ser chamada para um desses lugares.

É preciso ter sabedoria nas escolhas e para isso é necessário estudar. Autoconhecimento e observação dos ambientes em que você está ou quer estar são atitudes fundamentais.

Elegância e refinamento estão nos detalhes. Contar com um bom profissional de construção de imagem também pode ser de grande valia.

Os arquétipos de Jung e o estilo pessoal

Entender as relações entre seus arquétipos regentes e sua profissão é uma experiência verdadeiramente empoderadora.

Carl Gustav Jung, um dos pais da psicanálise, traçou moldes e padrões de comportamentos que definem formas específicas de ser e estar em uma sociedade: os 12 arquétipos da personalidade.

Governante/Soberana - Inocente - Sábia(o) - Heroína (Herói) - Rebelde - Explorador(a) - Maga(o) Pessoa Comum - Amante - Louca(o) - Cuidador(a) - Criador(a)

Especificamente na área do direito, o arquétipo da governante é o que prevalece. Também chamada de soberana, é aquela que gosta de sempre estar no controle, ou de encontrar maneiras para convencer as pessoas a agirem conforme achar melhor.

Mas este não é o único arquétipo. Trabalhar a imagem da sábia de forma conjunta, traz à tona aspectos que sugerem aprendizado contínuo, razão - embasada em dados e fatos - e, consequentemente, verdade. O propósito deste perfil é sempre encontrar o conhecimento e as informações para transpor seus argumentos de acordo com um raciocínio aprimorado, para assim tomar as decisões mais inteligentes e corretas na defesa.

Dentro destes dois conceitos, uma advogada deve demonstrar seriedade e sofisticação para gerar credibilidade ao seu posicionamento. Por isso, é necessário evitar o uso de calças justas, que marcam o bumbum ou a barriga, e roupas decotadas ou curtas. A recomendação é apostar em looks de alfaiataria. Elas caem muito bem no corpo e são extremamente apropriados para ambientes formais.

É preciso, também, transmitir nos detalhes dos cortes das roupas e na elegância que realmente trata-se de uma mulher poderosa; trazer a verdade, a segurança e a confiança junto com o poder de uma profissional bem-sucedida, admirada e reconhecida, com a influência que ela tem.

Para isso, é importante ter atenção ao refinamento nos cortes do blazer e aos detalhes da camisa, que deve ser sem informação para trazer seriedade. Ombreiras no blazer e corte reto são a melhor aposta, pois os modelos arredondados passam a mensagem do romantismo, podendo demonstrar insegurança ou a imagem de mulher meiga e sensível. Nos pés, um scarpin de bico fino, para ganhar mais imponência.

Para completar essa elegância, aposte em cores neutras. Peças coloridas remetem ao arquétipo da criativa, e a imagem de uma pessoa muito extravagante não expressa credibilidade.

Estilo x Ambiente de Trabalho

Por que é tão importante tudo estar perfeitamente alinhado?

Todas as questões expostas anteriormente valem, também, para o ambiente de trabalho. Ele precisa estar organizado e harmonioso. Ele também comunica, informa ao seu cliente ou parceiro muito sobre você. Desorganização pode comunicar desleixo e falta de credibilidade.

Outro local que merece um cuidado especial são as redes sociais. Hoje todo mundo "segue" todo mundo. As pessoas sempre dão "uma espiadinha" nos perfis dos profissionais que pretendem contratar. É certo que algumas redes são para compartilhar momentos de lazer, mas a verdade é que não existe uma separação entre o "você-pessoa física" e o "você-profissional".

Ainda que seja de forma mais leve e descontraída, é fundamental observar se suas postagens não estão trabalhando contra a imagem que você quer passar como profissional. Sim, nas redes queremos ver "gente como a gente", mas não gente desleixada ou incoerente.

Por fim, o que posso dizer é: tenha um propósito ao se vestir. Saiba qual a impressão que você quer exercer sobre as pessoas e busque dentro de você essa mulher competente e vitoriosa que você já é. Quando o processo é de dentro pra fora ele é sustentável. Seja coerente não só nas roupas e acessórios, mas também nos gestos e nas atitudes.

Adriana Duarte 

Consultora de Imagem e Estilo.

Graduada em Administração e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Comportamento Humano, fez transição de carreira e se formou em Moda e Consultoria de Imagem e Estilo após trabalhar anos no mundo corporativo financeiro.

É reconhecida por sua capacidade intuitiva de identificar a essência de suas clientes e fornecer planos de ação viáveis para atingir seus objetivos. Em sua consultoria, trabalha o poder que a roupa projeta e como criar a mensagem visual para alcançar a imagem desejada por suas clientes.