Sempre é tempo de recomeçar
Chegamos ao fim de mais um ano, 2023 se encerra levando com ele alguns desafios superados e outros nem tão superados assim. Mas o ano novo se anuncia e 2024 vêm aí, com suas novas oportunidades.
Será que podemos definir como um novo começo? Ou seria, iniciar tudo outra vez? Eu prefiro a definição de recomeço. Confesso que gosto de recomeçar, mas sou resistente a mudanças, embora saiba que, mudar seja necessário. Mas o recomeço me encanta, parece um frescor para alma, acho que por isso, gosto tanto de respirar fundo pela manhã, afinal, lá vamos nós recomeçar um novo dia.
Acho impossível começar de novo e zerar o que passou. Porque não somos os mesmos do inicio. Fazemos o que com nossa bagagem? Largamos pelo caminho? Não há como abrir mão das nossas descobertas, aprendizados e as novas idéias. É bem verdade, que não podemos carregar a culpa, para não cair na armadilha de focar somente nos erros. Mas o grande desafio da vida é superar os medos, analisar os erros, romper com as adversidades, para que após seus altos e baixos, possamos parar pra observar o caminho e ajustar a rota. E então recomeçar o trajeto, com novo fôlego.
Às vezes é a dor que nos impulsiona para um recomeço. A dor da perda, a dor de fracassar, a dor da traição e tantas outras formas que nos causam dores. E às vezes é o desejo de conquistar algo muito importante, de realizar sonhos ou de tantas outras definições para chegar ao sucesso.
O grande desafio do recomeço, é largar o ego e analisar a jornada com humildade, sem se culpar ao enxergar o que deu errado, e com autorresponsabilidade de valorizar o que deu certo. Costumo dizer que o novo ano, é uma parede de 365 tijolos, alguns poucos tijolos não ficarão tão alinhados como gostaríamos, mas dar o ano como perdido, sem agradecer pela grande maioria de tijolos que ficaram perfeitos, é a receita certa para uma derrota sem fundamento. Já dizia nosso grande amigo de muita luz Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás, e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora, e fazer um novo fim".
Perdoe-me Chico, mas irei mudar a frase final para: Todos podem recomeçar agora, e deixar um legado, quando chegar ao fim.
Então meu convite é, encare com humildade sua parede, analise e entenda os tijolos imperfeitos, contemple a parede que está completa e agradeça, por que a maioria dos tijolos estão perfeitos, e trace novos objetivos para recomeçar a nova parede do seu castelo chamado: Vida!
Abrace a coragem, foque na sua autoconfiança e traga luz para seu recomeço.
"Todos podem recomeçar agora, e deixar um legado, quando chegar ao fim."
Uma grande jornada começa no primeiro passo, então recomece a andar e feliz recomeço!

Nedielly Baptista da Silva
Casada, mãe de um casal lindo, funcionária pública da área da Saúde a 19 anos. Estudando a saúde holística do ser humano. Apaixonada pela vida e pela natureza, gosto de entender a energia mística do todo.