Empresas Espiritualizadas: Integrando Valores Humanos no Mundo Corporativo
No cenário empresarial em constante evolução, surge uma abordagem única e inspiradora: empresas espiritualizadas. Estas organizações estão redefinindo o propósito dos negócios, movendo-se além do lucro e integrando valores humanos, éticos e espirituais em suas práticas.
Primeiro é necessário definir que espiritualidade e religião são situações distintas, espiritualidade é o sentir, religião são instrumentos utilizados para exercer a espiritualidade.
Empresas espiritualizadas são organizações que incorporam valores espirituais e éticos em sua cultura, liderança e práticas de negócios. Elas reconhecem a interconexão entre as pessoas, o propósito mais elevado e o impacto positivo que os negócios podem ter na sociedade.Uma empresa espiritualizada é aquela que desperta uma consciência corporativa. É uma empresa que vive plenamente o significado sagrado do trabalho e acredita que ele é o meio onde podemos prosperar e transformar pessoas, construindo assim um mundo mais gostoso de se viver.
O primeiro pressuposto de uma empresa espiritualizada é a ética. É sentir-se corresponsável pelos problemas dos colaboradores e depois pelos problemas da sociedade.
Para tornar-se uma empresa espiritualizada é preciso que tenha como valores centrais a honestidade, a integridade e o respeito às pessoas. É preciso acreditar firmemente na importância fundamental de se promover a confiança, a abertura, o trabalho em equipe e o profissionalismo e, principalmente, com orgulho do que se faz.
Os pilares de uma empresa espiritualizada são: trabalhar em cima de um propósito, e ter como base a fé e o amor e se manter em eterna fluidez.
Referindo-se a Sisodia, Sheth e Wolfe (2014): "Empresas orientadas para o propósito superam aquelas que visam apenas o lucro, criando uma cultura de
benefícios mútuos para todas as partes interessadas."
No atual cenário, onde qualidade deixa de ser uma vantagem competitiva e onde a tecnologia torna-se necessidade básica, a espiritualidade surge como diferencial para as empresas por todos os benefícios que podem ser esperados quando se trabalha este conceito nas organizações.
Moggi (2008) afirma que a espiritualidade é o grande capital da nossa era, uma "megatendência" que influenciará daqui para frente todas as outras. O espiritual é o que predominará nas próximas décadas. As artes terão mais valor, a sensibilidade e a beleza serão cada vez mais procuradas, a ética não poderá ser descartada
As empresas espiritualizadas representam uma abordagem inovadora para os negócios, desafiando a ideia convencional de que o sucesso corporativo deve ser medido apenas em termos financeiros. Ao integrar valores espirituais, éticos e humanos em suas práticas, essas organizações não apenas prosperam economicamente, mas também contribuem para o bem-estar coletivo. A ascensão das empresas espiritualizadas destaca a evolução do ambiente de negócios em direção a uma visão mais holística e compassiva, demonstrando que o sucesso verdadeiro vai além dos números nos balanços e se manifesta no impacto positivo que uma empresa pode ter no mundo.
É necessário fazer desse conceito uma prática constante nas empresas, talvez simplesmente porque seja a coisa certa a ser feita.
"E fazer a coisa certa é, em si mesmo, o caminho certo." (KIEL E LENNICK, 2005, p. 27)
Se esse for o caminho certo, que cada vez mais pessoas, empresas e comunidade como um todo possam segui-lo e desfrutar dos bons frutos dessa "megatendência".

Monica Correa da Silva - Mentora de Empresários
Administradora com pós graduação em parapsicologia clínica
30 anos de experiência no mercado financeiro, 20 anos estudando a mente humana e atualmente empresária do ramo de alimentação
Minha frase de impacto: Conheça a sua mente e moverás a sua realidade!