Concretizando projeto através da organização de pequenas metas e ações que treinadores utilizam com seus atletas.
*Por Aline Garcia
Como de costume, final de ano fazemos promessas e traçamos metas para o ano que se iniciará. E você, como se sente? Com energia para iniciar os projetos ou com insegurança em relação às expectativas? Sente-se novamente comprimida pela rotina ou simplesmente está deixando o ritmo da vida seguir, sem tomar as rédeas e definir a direção?
Praticar o autocuidado e traçar metas realistas faz com que você se sinta no controle da tua vida. Como disse Thomas Stearns Eliot "Só os que se arriscam a ir longe demais são capazes de descobrir o quão longe se pode ir.", e toda caminhada começa com o primeiro passo, que é seguido dos passos seguintes. Estabelecer este movimento contínuo é o que chamamos de constância.
São as pequenas metas somadas que formam o todo. Assim, treinadores criaram o sistema de microciclo, mesociclo e macrociclo para organizar a agenda dos atletas. No nosso caso, pequenas ações como: (i) movimentar-se 20 minutos todos os dias, (ii) ler diariamente uma página de um livro, (iii) beber mais água, (iv) dormir mais cedo, formam o nosso microciclo. Quando conseguimos cumprir todos estes pequenos compromissos devemos comemorar (pela neurociência isso chama-se Reforço Positivo), desta forma teremos a sensação de vitória, que faz com que nosso engajamento a este novo hábito seja maior. O microciclo nada mais é do que traçar pequenos objetivos, aqueles possíveis de se realizar. Perceber a importância destes microciclos é essencial para nos fazer chagar ao macro.
Um hábito é a sucessão de comportamentos e somente repetindo constantemente este comportamento é que ele se torna parte de quem somos. Os comportamentos são os responsáveis pelo sucesso de um objetivo que você deseja atingir. É no microciclo que você pode lidar com os imprevistos e ajustar variáveis, como, por exemplo, 'hoje lerei 2 páginas do livro porque amanhã não conseguirei ler nenhuma'.
No meu caso, organizo este sistema da seguinte maneira:
- microciclo= 1 semana;
- mesociclo= 3 mês;
- macrociclo= 1 ano.
Organizando, definindo e seguindo esta métrica fica mais fácil atingir os resultados pretendidos, pois o foco no micro traz como resultado o objetivo macro.
Então, analise os objetivos (macro) que você traçou para este ano que se inicia e estabeleça pequenas ações relacionadas a eles e que você consegue cumprir na semana (micro). Exemplificando, tomar um litro de água ao dia, fazer 20 minutos de caminhada diariamente, ler uma página do livro ao dia. Ao final da semana comemore se você conseguiu cumprir estas pequenas ações, sinta a sensação de vitória. Caso não consiga, reorganize as tarefas para a semana seguinte e quando a semana estiver organizada repita-a por 3 meses. Ao final destes 3 meses refaça a agenda e recalcule. Talvez você consiga ampliar a meta, como, fazer 30 minutos de caminhada diária. Assim, você organizará teus mesociclos várias vezes ao ano e quando for olhar os resultados do macro, você mal acreditará que aquela pequena ação resultou no objetivo pretendido.
Por fim, deixo aqui um conselho importante, tua meta não deve ser o resultado, mas, sim, adquirir e ter os comportamentos que levam ao resultado pretendido. Isso porque, dado que os resultados dependem de inúmeras variáveis que não estão sob nosso controle, mas só controlamos o nosso comportamento, este sim nos trará o sucesso e a sensação de merecimento na nossa vitória.

Sobre a Autora:
Aline dos Santos Garcia,
Formada em Educação Física pela Udesc/SC, em 2002, e Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho/RJ.
Especialista em Prevenção e Reabilitação Cardíaca e Envelhecimento Ativo através do treino de força e mobilidade articular. Aprofundamento em Liberação Miofascial e Movimento Generalista.
Atua como Personal Trainer e com gerenciamento de atividade física e esporte.