Ano novo, planejamento novo. Será?

15/01/2024

*Por Anne Huller

Parece clichê, mas planejamento é isso: dividir grandes tarefas em menores. Tenha um objetivo maior para o ano. Divida em metas menores e faça um planejamento mensal. Do mês divida, ainda, em pequenas atividades semanais e ações diárias.


Ano novo, planejamento novo. Será? 

O desejo de renovação, de reforçar alguns desejos vem com a vibe do que ano que se inicia. 

Novas metas. Mas e se eu não cumpri algumas que eu me propus no ano passado, o que fazer? 

Calma! Há solução! Para isso temos o que chamamos de PLANEJAMENTO! 

E já que falamos no início do ano, é um bom momento para fazer isto: se planejar! Cito aqui 3 pontos que guiam meu planejamento: 

1. Eventos 

Comece com os eventos que você já tem em mente em participar, como feiras, congressos... eles costumam ter a mesma data todos os anos. Marque na sua agenda e deixe essas datas livres de outros compromissos. 

No Brasil temos a ABCasa Fair, feira voltada a negócios entre empresas do setor de decoração, com edições em fevereiro e agosto. Em março, a Expo Revestir, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Em agosto tem o CONAD, Congresso Nacional de Design de Interiores. Na Itália, mais especificamente em Milão, no mês de abril temos o Salone del Mobile, a maior feira de móveis do mundo; já nos Estados Unidos, em outubro, acontece a ASLA Meeting, conferência de paisagismo e arquitetura, e tantos outros eventos... 

2. Datas festivas 

Aniversários das pessoas que você gostaria de estar por perto (isso inclui o seu aniversário também) e datas religiosas, caso faça sentido para você. 

Se essas datas são essenciais para você, já deixe reservado na agenda. 

3. Pausas. 

Pequenas pausas ao longo do ano são importantes para recarregar as energias. 

Um final de semana num local diferente, uns 3 a 5 dias para pausar... para não pensar em trabalho e nos compromissos do escritório, da sua empresa, sua equipe. 

Não tem equipe? Pause do mesmo jeito. Programe para viajar para cidades próximas de onde mora ou mesmo que fique na sua cidade, desbrave lugares, visite locais nunca ido antes. Você vai retornar mais leve, mais focada e mais criativa também. 

E se algo que planejou ano passado ficou para este ano, inclua na sua programação. Por mais frustrante que possa ser, retome a ação. Não deixe de fazer, se ainda for válido. 

Parece clichê, mas planejamento é isso: dividir grandes tarefas em menores. Tenha um objetivo maior para o ano. Divida em metas menores e faça um planejamento mensal. Do mês divida, ainda, em pequenas atividades semanais e ações diárias. 

Constância é a palavra chave para que tudo saia como o planejado. 

Ah! E deixe um espaço na sua agenda para o "nada", para pequenos imprevistos. 

Coloque todas as atividades necessárias na sua agenda, todos os eventos, pausas, datas importantes, porém, é fundamental que reserve um tempo para o "nada", que pode ser fazer algo diferente da rotina num dia qualquer ou para os imprevistos, porque eles vão acontecer. 

Assim, aquele evento que surgiu de última hora ou que vai acontecer daqui um mês vai caber na agenda sem afetar as demais atividades. 

Espero ter contribuído para um bom planejamento de 2024 e bora colocar tudo em prática! 

Sobre a Autora

Anne Velloso Huller Designer de Interiores I Técnica em Edificações  

Pós gradada em Iluminação e Design de Interiores Atua há mais de 15 anos com projetos, estruturais e de interiores. 

Atualmente faz consultoria em interiores, transformando ambientes com criatividade, baixo custo e rapidez.